16 de janeiro de 2011

Justiça

Nos últimos dias muito se tem falado do caso do jovem Renato, que tanto chocou a opinião pública mundial (seja lá o que isso for!)... todos reclamam por justiça neste caso (pelo menos dizem-no), todos pedem para que este jovem seja punido pelo que fez... mas será que já não está ele a arcar com parte dessa punição?

É muito fácil falar em justiça quando não se tem de decidir, quando se pode dizer o que bem nos apetece sabendo que não vai interessar para a tomada de decisão de quem tem de decidir... e por isso é fácil mandar bitaites, dizer três ou quatro coisas com ligação frásica razoável e mais de metade deste mundo leva isso por verdade!

mas decidir não é nada fácil... aliás decidir é a coisa mais fácil: decidir bem é que complica o processo de decisão... quando se quer decidir bem, procura-se avaliar todos os factores que envolvem a questão (não apenas os que interessam mostrar, os que são mostrados num golpe de teatro brutal) e tomar uma decisão que seja de acordo com a situação...

quando se fala em decidir uma punição o caso complica-se um bocado: será que alguém que erra já não está a sofrer pelo erro que cometeu? será que é justo castigar alguém que já está em profundo sofrimento?

defendo que todos devem arcar com as consequências dos seus actos... mas também defendo que essas consequências devem ser de acordo com a relação acto/pessoa e não com uma tabela feita por alguém que procurou tabelar aquilo que se passa na mentalidade humana..

somos humanos... todos erramos... todos aprendemos a errar... porquê punir apenas porque alguém disse para punir?

Sem comentários:

Enviar um comentário