22 de janeiro de 2010

Ir mais longe...

Começar um texto sobre esta semana sem falar do Haiti seria no mínimo estranho. Não vou portanto fugir à regra, mas vou ver esta "crise" de um outro ponto de vista.

Neste momento o Haiti atravessa uma grave crise. A questão que se coloca é se o sismo é a razão da crise ou se é uma "amplificação" da crise em que vivia o país: se metade da população vivia com menos de 2 dólares por dia, eu diria que a crise não pode ter apenas como causa o sismo. O sismo apenas colocou a crise deste país em todo o mundo durante alguns dias. Mas então porque se fala em ajudar o Haiti e não se fala em ajudar o resto dos países pobres onde se vivem guerras inúteis, problemas muito graves e onde morrem diariamente milhares de inocentes? Porque será que ninguém se lembra deles?


Nesta semana terminou o Dakar. Com muitas surpresas portuguesas: os "privados" portugueses (com muito poucas condições) superaram grande parte da concorrência (muitos de equipas oficiais). Qual foi a receita? Simples, muito simples: força de vontade e paciência. E assim, contra todas as expectativas alcançaram lugares como o 4º ou o 6º. Será que na nossa vida, às vezes, não desistimos sem arriscar?

Destaco ainda o comportamento do Rúben Faria neste Dakar: ele perdeu 3h para o vencedor por dar uma das rodas que necessitava ao vencedor, para que este pudesse vencer o Dakar. Às vezes, ganhar no final não é o mais importante... pensemos nisto...

3 comentários:

  1. (novinho ^^)
    Verdade que a imprensa não nos enche o dia com o mais importante.. mas nunca seria possível conhecermos tudo.
    Vamos conhecendo as que chamam mais na altura.
    Sim que o Haiti sempre foi muito pobre e quase nunca ouvimos falar.. Há muitos mais assim e não fazemos ideia.
    See You**

    ResponderEliminar
  2. grande reflexão:)


    muito bom o texto.


    abraço

    ResponderEliminar
  3. Haja alguém que percebe que o sismo não veio instalar um cenário de crise no Haiti, mas sim amplificá-lo ...

    Já agora, bom texto ;)

    ResponderEliminar